Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/167
Title: Importância dos zoológicos visando o bem-estar de animais silvestres e exóticos
Authors: Silva, Lorena Ferreira (Orientador)
Silva, Aline da
Keywords: Cativeiro - animal
Enriquecimento ambiental
Estresse - animal
Bem-estar - animal
Issue Date: 3-Sep-2019
Citation: SILVA, Aline. Importância dos zoológicos visando o bem-estar de animais silvestres e exóticos. Orientador: Lorena Ferreira Silva. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: Atualmente, é necessário que os zoológicos modernos visem o bem-estar dos animais no ambiente, pois os mesmos apresentam estresse por causa da condição de cativeiro. O bem-estar de um animal é avaliado conforme ele se adapta ao ambiente em que vive, caso essa adaptação não ocorra, o animal passa por um quadro de estresse acarretando em vários fatores prejudiciais à sua saúde. Com isso, foi criada técnicas por meio do enriquecimento ambiental que fornecem uma melhor qualidade de vida. O enriquecimento ambiental é uma prática utilizada para que o animal tenha uma interação saudável e natural com o meio, evitando o estresse e contribuindo assim o seu bem-estar. Este trabalho tem como finalidade analisar o histórico de parques zoológicos, enfatizando a análise do bem-estar e estresse dos animais, com foco na evolução desses estabelecimentos, analisando as modificações e novos objetivos. Essas evoluções resultaram em procedimentos metodológicos e técnico-operacionais para a minimização do estresse, que comprovadamente levam a uma grande mudança na logística dos zoológicos e um melhor tratamento aos animais que aí residem.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/167
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aline_Silva_0000341.pdf433.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.