Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/168
Title: Vacinas: novos aspectos, condutas e principais reações
Authors: Marçola, Tatiane Guerreira (Orientador)
Castro, Ayala Jhulie Moreira de
Keywords: Vacinação - felinos
Sarcoma de Aplicação em Felinos - SAF
Feline injection-site sarcoma - FISS
Issue Date: 9-Sep-2019
Citation: CASTRO, Ayala Jhulie Moreira de. Vacinas: novos aspectos, condutas e principais reações. Orientador: Tatiane Guerreira Marçola. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: A vacinação continua sendo o método mais seguro e eficaz na profilaxia de inúmeras doenças infecciosas. Se for feita de forma correta, trará uma imunização adequada ao animal, contudo nem sempre vacinar é sinônimo de proteção, pois diversos estudos mostram que a “carga excessiva” de vacinas é prejudicial, não somente ao bem estar do animal, mas também questão financeira do tutor, como um gasto totalmente desnecessário. Isso se deve ao período de duração da imunidade das vacinas, os quais já são bem elucidados, questionando o reforço da revacinação anual, o que é descrito por alguns autores como algo cientificamente injustificado. Frente a isso, os testes de titulação de anticorpos foram criados para assegurar de maneira rápida e segura a necessidade de revacinar ou não, evitando uma série de eventos adversos associados a vacinação, como: doenças inflamatórias, alérgica, autoimunes e neoplásicas, como o sarcoma de aplicação em felinos (FISS), que é um tumor extremamente invasivo com altíssimas taxas de recidivas, mesmo com o tratamento adequado. Frente a isso novas diretrizes de vacinação foram criadas com o objetivo de vacinar com menos frequência, mais animais e somente com as vacinas necessárias, diminuído drasticamente a “carga de vacinas” e seus possíveis eventos adversos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/168
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ayala_Castro_01298.pdf945.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.