Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1681
Title: Perfil epidemiológico e mudanças nos hábitos saudáveis durante a pandemia.
Authors: Campos, Evertton Aurelio Dias (Orientador)
Pereira, Luanna Rocha
Marinho, Lucas de Sá
Keywords: Covid-19
Perfil epidemiológico
Estilo de vida
Issue Date: 6-Jul-2022
Citation: PEREIRA, Luanna Rocha; MARINHO, Lucas de Sá. Perfil epidemiológico e mudanças nos hábitos saudáveis durante a pandemia. Orientador: Evertton Aurelio Dias Campos. 2021. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Introdução: Diante o exposto, torna-se fator imprescindível o reconhecimento sobre o perfil epidemiológico dos grupos atingidos pela doença, assim como as repercussões no hábito de vida durante a pandemia, tendo como objetivo a promoção de saúde. Objetivo: diante o cenário pandêmico qual o perfil epidemiológico da população acometida pela Covid-19 e quais repercussões nos hábitos de vida observado? Metodologia: Estudo de pesquisa epidemiológica de revisão da literatura de caráter qualitativo/quantitativo. A amostra fora dividida em dois grupos, sendo encontrados (n=78) pesquisas com a temáticas perfil epidemiológico, e (n=54) com a temática mudanças nos hábitos de vida durante a pandemia. Resultados: Constatou-se prevalência de notificados entre os indivíduos do sexo feminino, entre o grupo dos 30- 39, os óbitos foram prevalentes no gênero do sexo masculino, tendo como incidência a faixa etária igual ou > 60 anos. Houve prevalência das seguintes comorbidades: doenças cardiovasculares, seguido de diabetes mellitus, doenças cardiovasculares incluindo Hipertensão arterial e doenças respiratórias. Quanto aos sintomas, tendo predomínio no grupo desconforto respiratório, seguido de febre, tosse e dor de garganta. Foi observado, no grupo geral, diminuição da atividade física, tanto em seções quanto minutos semanais, os hábitos alimentares se difundiram em consumo maior durante o período noturno, e preferência maior em alimentos não saudáveis, o consumo de álcool foi evidenciado assim como alterações na qualidade do sono, estado mental e preferência por lazer em telas. Conclusão: Consistiu-se em predomínio ao grupo feminino notificados, e que óbitos fora mais notório ao grupo masculino, houve maiores ocorrências dos 30 aos 39 anos e >60 anos superioridade em óbitos. Doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e doenças respiratórias se tornaram fatores de risco quando observado, as manifestações clínicas se remeteram a síndromes gripais, não evidenciando novas sintomatologias aquém ao cenário pandêmico ou relatado em literatura. Houve mudança em todos seguimentos nos hábitos de vida, achados mentais foram notórios durante a pandemia.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1681
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luanna Rocha Pereira_ Lucas de Sá Marinho.pdf360.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.