Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1684
Title: Síndrome de Burnout na enfermagem no contexto da pandemia de Covid-19: Revisão da literatura.
Authors: Barbosa, João de Sousa Pinheiro (Orientador)
Pereira, Leticia Rodrigues
Souza, Sabrina Moreira de
Moraes, Stephany de Almeida
Keywords: Enfermagem
Esgotamento profissional
Infecções por coronavírus
Issue Date: 6-Jul-2022
Citation: PEREIRA, Leticia Rodrigues; SOUZA, Sabrina Moreira de; MORAES, Stephany de Almeida. Síndrome de Burnout na enfermagem no contexto da pandemia de Covid-19: Revisão da literatura. Orientador: João de Sousa Pinheiro Barbosa. 2021. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: A Síndrome de Burnout é classificada como uma doença do trabalho de caráter psicossocial caracterizada por altos níveis de estresse. Após o inicio da pandemia, o número de óbitos e novos casos de infecção pelo coronavírus se mantêm elevados na enfermagem por estarem na vanguarda do combate ao Covid-19 acarretando no aumento dos índices do surgimento da síndrome nesses profissionais. Objetivo: realizar uma análise bibliográfica sobre o desenvolvimento e os impactos da síndrome de Burnout em enfermeiros que estão na linha de frente do combate ao coronavírus. Metodologia: Revisão bibliográfica em plataformas digitais de busca como (Scielo), (Lilacs), (NLM), (PubMed), (BVS). A busca foi realizada empregando os descritores: “Enfermagem”, “Esgotamento profissional”, “Infecções por coronavírus”, “Pessoal de saúde”, “Impacto psicossocial”. Após analise os resultados foram agrupados em subcategorias. Resultados: As obras foram catalogadas e observou-se que as repercussões psicossociais da pandemia aos profissionais de enfermagem ainda são desconhecidas em longo prazo, visto que a pandemia ainda está estabelecida. Contudo, estudos já relacionam o surgimento e agravamento de sofrimentos mentais desses profissionais após o inicio da pandemia. Conclusão: Constatou-se a importância de proporcionar melhores condições do trabalho da enfermagem, proporcionando a diminuição dos níveis de estresse e acolhimento empático a esses profissionais. Recomenda-se mais estudos sobre a temática para difundir o tema e proporcionar melhor cuidado para os profissionais de saúde, em especial a equipe de enfermagem que está na linha de frente na assistência à população.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1684
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leticia Rodrigues Pereira_ Sabrina Moreira de Souza_ Stephany de Almeida Moraes.pdf .pdf453.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.