Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1733
Title: Marketing de relacionamento interno em gestão de pessoas.
Authors: Gerassi, Roberto (Orientador)
Dias, Fabio Henrique Oliveira
Silva, Hebert Marques da
Keywords: Marketing de relacionamento
Relacionamento interno
Colaboradores
Issue Date: 7-Jul-2022
Citation: DIAS, Fábio Henrique Oliveira; SILVA, Hebert Marques da. Marketing de relacionamento interno em gestão de pessoas. Orientador: Roberto Gerassi. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O presente artigo visa demonstrar a importância do Marketing de Relacionamento interno nas empresas, evidenciando a necessidade e como ele pode influenciar as pessoas e os processos das organizações, além de demonstrar os benefícios advindos de um relacionamento saudável entre os colaboradores, porque com as constantes mudanças no cenário de mercado e as novas tecnologias e desenvolvimentos científicos, que interferem no cenário mundial e consequentemente nas rotinas das empresas, a área de gestão de pessoas precisa agir sempre de forma imediata, identificando as lacunas que vão surgindo entre as habilidades de seus colaboradores e as necessidades das referidas organizações, agindo de forma estratégica para desenvolver pessoas e empresas para que dessa forma as novas demandas sejam supridas e as organizações obtenham vantagem competitiva e excelência em sua performance. O processo de globalização impõe cada vez mais a competitividade entre as empresas levando-as a buscarem a aprendizagem contínua e produtiva, pois somente assim conseguirão se adaptar às mudanças. Os clientes de hoje estão cada vez mais exigentes, assim, as empresas devem se adequar de forma a satisfazê-los se quiser continuar se destacando no mercado cada vez mais competitivo que ora se apresenta. Destacando a importância do relacionamento e do cumprimento das etapas de implementar o endomarketing para que haja êxito nas organizações em relação à aplicação de ações de relacionamento entre os colaboradores. A metodologia utiliza abordagem qualitativa, por buscar compreender o comportamento resultante da ação. O presente estudo foi baseado na proposta de Vergara (2011), que classificou a pesquisa quanto aos fins e quanto aos meios. Sendo assim, quanto aos fins, a pesquisa é descritiva e quanto aos meios é bibliográfica por ter sido realizada através de pesquisas em livros, revistas, sites e transcrições textuais, com a finalidade de evidenciar as características e a sequência das etapas do marketing de relacionamento interno com enfoque em gestão de pessoas que trata a importância do relacionamento interno entre a empresa e os colaboradores e nos benefícios da implementação de um relacionamento eficaz dentro da cultura organizacional de uma organização.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Administração, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1733
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fabio Henrique Oliveira Dias_Hebert Marques da Silva.pdf783.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.