Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/174
Title: Síndrome do arrancamento de penas em psitacídeos: revisão de literatura.
Authors: Marçola, Tatiana Guerrero (Orientador)
Cassimiro, Henrique Nicodemos
Keywords: Aves - compotamento
Doença - aves
Auto-mutilação - aves
Estresse animal
Issue Date: 5-Sep-2019
Citation: CASSIMIRO, Henrique Nicodemos. Síndrome do arrancamento de penas em psitacídeos: revisão de literatura. Orientador: Tatiana Guerrero Marçola. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: Os psitacídeos são susceptíveis a diversas enfermidades, as quais algumas delas acontecem por erro de manejo e causam bastante transtorno para o proprietário e principalmente para a ave. A síndrome do arrancamento de penas é muito comum na clínica de aves, estima-se que 10-15% dos psitacídeos apresentam esse comportamento autodestrutivo de penas. Esta afecção pode estar relacionada com várias etiologias podendo variar entre causas físicas tais como: ectoparasitas, intoxicações, desnutrição, foliculites e neoplasias; e comportamentais. Embora em alguns casos tenham apenas consequências estéticas, problemas patológicos também podem surgir, como: alterações termorreguladoras, hemorragias e infecções secundárias. O tratamento tem sido desafiador para o médico veterinário, devido à complexidade e pelos tratamentos que nem sempre são efetivos. O manejo correto com um ambiente dinâmico é um ideal a ser buscado como forma de profilaxia da doença. O presente trabalho pretende revisar a ocorrência, formas de tratamento e profilaxia da síndrome do arrancamento de penas na atualidade.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/174
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Henrique_Cassimiro_0001486.pdf326.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.