Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1746
Title: Ética e bioética na divulgação profissional em odontologia nas redes sociais: Uma revisão à luz da Resolução CFO-196/2019.
Authors: Menegazzi, Thiago Calabraro (Orientador)
Reis, Elton Rodrigues
Keywords: Ética
Rede social
Odontologia
Issue Date: 7-Jul-2022
Citation: REIS, Elton Rodrigues. Ética e bioética na divulgação profissional em odontologia nas redes sociais: Uma revisão à luz da Resolução CFO-196/2019. Orientador: Thiago Calabraro Menegazzi.. 2021. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: As redes sociais representam um dos principais meios para a divulgação profissional, especialmente em razão do seu amplo alcance, da possibilidade do desenvolvimento de um conteúdo mais direcionado ao público-alvo e do melhor custo-benefício quando comparado aos meios publicitários tradicionais. A odontologia faz parte desse cenário, de modo que muitos profissionais e clínicas utilizam tais ferramentas para dar publicidade aos seus serviços e, com isso, buscar a atenção de pacientes e futuros pacientes. Entretanto, observa-se, por diversas vezes, uma extrapolação dos limites éticos e bioéticos definidos pelo Código de Ética Odontológico (CEO) e, mais recentemente, pela Resolução CFO-196/2019, que regulamentam a publicidade na odontologia. O objetivo desta revisão descritiva é discutir a divulgação dos serviços odontológicos nas redes sociais do ponto de vista do respeito aos princípios éticos e bioéticos da profissão à luz dos instrumentos normativos da profissão. A partir das referências selecionadas, aventa-se a necessidade de um maior controle do conteúdo profissional veiculado nas redes sociais, onde os Conselhos Regionais, juntamente com o Conselho Federal de Odontologia, poderiam elaborar estratégias de orientação, formação e fiscalização adequadas junto aos cirurgiões-dentistas para evitar repercussões negativas aos pacientes, ao profissional e, em uma maior instância, à própria profissão.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1746
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elton Rodrigues Reis.pdf213.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.