Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1748
Title: O impacto dos transtornos alimentares na saúde bucal: Uma revisão da literatura.
Authors: Gomes, Raquel Ribeiro (Orientador)
Araújo, Katyara Ferreira de
Keywords: Anorexia
Bulimia
Saúde bucal
Issue Date: 7-Jul-2022
Citation: ARAÚJO, Katyara Ferreira de. O impacto dos transtornos alimentares na saúde bucal: Uma revisão da literatura. Orientador: Raquel Ribeiro Gomes. 2021. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Os transtornos alimentares (TA) são um grupo de distúrbios psicopatológicos que impactam a relação do paciente com os alimentos e seu prório corpo, e se manifestam por meio de um comportamento alimentar distorcido. Dentre eles se destacam a anorexia nervosa e a bulimia nervosa. Além de afetar a saúde fisica e o desempenho psicossocial, esses distúrbios também impactam na saúde bucal destes pacientes. O objetivo deste trabalho foi descrever as alterações bucais diagnosticadas em pacientes com transtornos alimentares, com base em uma revisão da literatura. Foi realizado um estudo retrospectivo com base em pesquisa bibliográfica referente ao tema “o impacto dos transtornos alimentares na saúde bucal: uma revisão da literatura”. As alterações mais relatadas foram: erosão dentária, xerostomia, aumento das glândulas salivares e lesões traumáticas da mucosa bucal. Os TA também podem contribuir para evolução da cárie, gengivite, candidíase e bruxismo. Nesse contexto, o conhecimento dos cirurgiões dentistas de tais alterações é essencial para participação no diagnóstico desses transtornos, bem como no seu tratamento.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1748
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Katyara Ferreira de Araújo.pdf167.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.