Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1749
Title: O uso da toxina botulínica na correção do sorriso gengival.
Authors: Gaze, Vinicius de Abreu Mussa (Orientador)
Carneiro, Lorena dos Santos Dias
Keywords: Sorriso gengival
Toxina botulínica
Estética
Issue Date: 7-Jul-2022
Citation: CARNEIRO, Lorena dos Santos Dias. O uso da toxina botulínica na correção do sorriso gengival. Orientador: Vinícius de Abreu Mussa Gaze. 2021. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O sorriso, principal expressão facial de felicidade, prazer e bom humor, representa um aspecto muito importante para a socialização, e está intimamente associado à autoestima do indivíduo. A harmonia de um sorriso está na forma, na posição e nas cores dos dentes junto com os tecidos gengivais. A dinâmica do sorriso é estabelecida através da contração de músculos específicos, podendo manifestar diversos níveis de exposição gengival. Quando ocorre mais de 3mm de exposição gengival durante o sorriso, esse é denominado sorriso gengival. Essa exposição, muitas vezes, é motivo de insatisfação para algumas pessoas, uma vez que é uma condição facilmente identificada pelo paciente. Diante disso, a toxina botulínica surge como uma opção terapêutica eficaz e mais conservadora, sendo amplamente utilizada com finalidade estética ou terapêutica, ganhando indicações cada vez mais abrangentes. Na Odontologia atual, é indicada para tratamento de disfunções temporomandibulares, distonia orofacial, bruxismo, hipertrofia de masséter, sialorreia, assimetrias faciais de origem muscular, sorriso gengival e assimetrias labiais que podem causar exposição acentuada da gengiva. Assim, o objetivo deste estudo é realizar uma revisão de literatura sobre a utilização da toxina botulínica como uma alternativa terapêutica para a correção do sorriso gengival causado pela hiperatividade muscular.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1749
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lorena dos Santos Dias Carneiro.pdf327.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.