Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1750
Title: Cimentos Biocerâmicos: revisão de literatura.
Authors: Moreira, Cláudia Lúcia (Orientador)
Carvalho, Maria Clara Santos de
Keywords: Biocerâmicos
Endodontia
Bioatividade
Issue Date: 7-Jul-2022
Citation: CARVALHO, Maria Clara Santos de. Cimentos Biocerâmicos: revisão de literatura. Orientador: Cláudia Lúcia Moreira. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Para obtenção do sucesso no tratamento endodôntico é necessário seguir o protocolo corretamente, iniciando pelo preparo químico mecânico, onde é realizado a desinfecção do canal radicular e modelagem, posteriormente, a obturação do sistema de canais radiculares que visa preencher toda a cavidade pulpar utilizando um material biocompatível –cimento endodôntico- capaz de promover um vedamento hermético, acompanhado dos cones de guta percha. O cimento endodôntico considerado ideal deve ser biocompatível, fácil de manipular, ser radiopaco e ter propriedades físico-químicas satisfatórias. Entretanto, atualmente, não temos no mercado um cimento que apresente todos os requisitos ideias. Devido essa necessidade clínica, foram lançados no mercado os cimentos biocerâmicos com intuito de suprir as limitações dos cimentos convencionais. Concluido que os cimentos biocerâmicos apresentam boas propriedades, que considerando sua indicação, alcança melhores resultados que os cimentos endodonticos convencionais. O objetivo desse trabalho foi realizar uma revisão de literatura sobre os cimentos obturadores endodônticos biocerâmicos destacando suas características, propriedades biológicas e físico-químicas, vantagens e indicações, na qual foram incluídos 29 artigos científicos da base de dados da biblioteca virtual da PubMed (MEDLINE) e Scielo usando palavras chaves “bioceramic”, “endodontics”e“bioactivity”, publicados no período de 2014 a 2020.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1750
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Clara Santos de Carvalho.pdf457.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.