Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1752
Title: Comunicação buco-sinusal, diagnóstico e tratamento: relato de caso.
Authors: Izidro, Antônio Eduardo Ribeiro (Orientador)
Santos, Michelly Ribeiro Pereira dos
Keywords: Buco sinusal
Bola de Bichart
Retalho palatino
Issue Date: 7-Jul-2022
Citation: SANTOS, Michelly Ribeiro Pereira dos. Comunicação buco-sinusal, diagnóstico e tratamento: Relato de caso. Orientador: Antônio Eduardo Ribeiro Izidro. 2021. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: A comunicação buco-sinusal (CBS) é uma complicação na qual ocorre deformação no revestimento do seio maxilar, tecido gengival e ósseo que faz a delimitação do seio maxilar, proporcionando assim o acesso direto entre a cavidade oral e o seio maxilar. São muitos os fatores etiológicos, no entanto tendo como etiologia principal a exodontia de dentes superiores posteriores devido ao íntimo contato entre as raízes desses dentes com o assoalho do seio maxilar. O diagnóstico e o tratamento da CBS devem ser realizados o mais precoce possível através de exames clínicos e de imagem, evitando assim ocorrências de sinusite maxilar e fístula. Atualmente existem diversas técnicas de tratamento para a comunicação buco-sinusal, sendo que a escolha da melhor técnica deve ser baseada em análise de dados, como diâmetro do defeito, região, se existe presença de quadro infeccioso e área doadora. Objetivo deste trabalho é fazer uma breve revisão de literatura e abordar um relato de caso clínico de fechamento de comunicação buco-sinusal tratado com a bola gordurosa de Bichart.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1752
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Michelly Ribeiro Pereira dos Santos.pdf475.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.