Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1755
Title: Hipoclorito de sódio x Clorexidina como substância irrigadora endodôntica: revisão de literatura.
Authors: Menezes, Eduardo Telles de (Orientador)
Bezerra, Ricardo Nunes
Keywords: Clorexidina
Endodontia
Hipoclorito de sódio
Issue Date: 7-Jul-2022
Citation: BEZERRA, Ricardo Nunes. Hipoclorito de sódio x Clorexidina como substância irrigadora endodôntica: revisão de literatura. Orientador: Eduardo Telles de Menezes. 2021. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O principal objetivo do tratamento endodôntico é a preservação do elemento dental, através do preparo mecânico-químico, que visa a desinfecção presente no sistema radicular. O objetivo deste trabalho foi analisar, através de uma breve revisão de literatura, as principais características de duas substâncias irrigadoras: hipoclorito de sódio e clorexidina. Foi concluído que possuem efeitos antimicrobianos, mas não conseguem remover totalmente a smear layer. Por conta disso, associar essas substâncias ao EDTA é fundamental. Por isso, ainda não há uma solução que possua todas as propriedades fundamentais para gerar a desinfecção completa dos canais radiculares.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1755
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ricardo Nunes Bezerra.pdf257.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.