Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/178
Title: Hiperadrenocorticismo adrenal-dependente em cão com distrofia endotelial bilateral: relato de caso
Authors: Mustafa, Vanessa da Silva (Orientador)
Barboza, Karla Karolinny de Oliveira
Keywords: Síndrome de cushing
Endocrinopatia
Glicocorticoides
Cortisol
Issue Date: 5-Sep-2019
Citation: BARBOZA, Karla Karolinny de Oliveira. Hiperadrenocorticismo adrenal-dependente em cão com distrofia endotelial bilateral: relato de caso. Orientador: Vanessa da Silva Mustafa. 2019. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: O hiperadrenocorticismo (HAC), anteriormente denominado Síndrome de Cushing, é uma das principais doenças endócrinas em cães de meia idade a idosos, no entanto, raro em felinos domésticos. É uma enfermidade complexa grave, resultado principalmente do aumento crônico de glicocorticoides circulantes. O HAC é uma doença sem predileção sexual, apresentando sinais como distensão abdominal, poliúria, polidipsia, alterações tegumentares e musculoesqueléticas. O diagnóstico se baseia pela combinação de anamnese, exame físico do paciente, exames complementares e testes confirmatórios. As opções de tratamento dependem da etiologia, com alternativas cirúrgicas e terapêuticas, girando em torno dos fármacos Trilostano e Mitotano. O prognóstico depende das características individuais de cada animal, como a idade e presença de alterações secundárias. Objetivou-se relatar o caso clínico de uma cadela, da raça pinscher, não inteira, de 15 anos, atendida em um hospital veterinário particular da região do Distrito Federal, que não apresentava alterações tegumentares ou musculoesqueléticas, mas possuía sinais clínicos como distrofia endotelial, poliúria, polidipsia, e polifagia, sendo diagnosticada de forma precoce através da combinação da anamnese, sinais clínicos, exames complementares e de imagens, que evidenciam hiperplasia da glândula adrenal direita e, junto aos testes confirmatórios, atribui-se HAC adrenal-dependente, sendo tratada com trilostano, realizando check up periodicamente para avaliação clínica e/ou ajuste de dose, elevando a qualidade de vida e contribuindo para um prognóstico favorável à paciente. Esse trabalho demonstra a importância da compreensão dessa síndrome,
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/178
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Karla_Karolinny_Barboza_0001411.pdf694.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.