Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1785
Title: Ferramentas de planejamento e controle de obras: análise comparativa entre o ciclo PDCA e Lean Construction na construção civil.
Authors: Sousa, Thiago Primo (Orientador)
Amorim, Jardel Alves
Keywords: Construção civil
Ciclo PCDA
Lean Construction
Issue Date: 10-Aug-2022
Citation: AMORIM, Jardel Alves. Ferramentas de planejamento e controle de obras: análise comparativa entre o ciclo PDCA e Lean Construction na construção civil. Orientador: Thiago Primo Sousa. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Em projetos de construção, um grande número de desvios geralmente é encontrado durante as inspeções e ajustados de forma reativa. Para que os projetos se tornem proativos, as causas-raiz precisam ser identificadas e eliminadas como parte de um processo de melhoria contínua assim como para otimização dos processos. Visto que a indústria da construção civil representa uma fração importante da economia e está em plena ascensão em países em desenvolvimento, como o Brasil, surgem também metodologias e filosofias que buscam aprimorar e agregar aos processos de produção, como o ciclo PDCA e o Lean Construction (LC). O conceito de PDCA está relacionado a um processo de melhoria contínua que deve ser aplicado nessas quatro etapas, realizadas de forma cíclica, com o objetivo de tornar processos melhores e mais rápidos. A filosofia do LC é centrada na eficiência produtiva e na redução de desperdícios. O presente estudo teve como objetivo analisar e comparar os efeitos da aplicação das metodologias do ciclo PDCA e do LC na construção civil destacando a importância do planejamento e controle de obras. A presente pesquisa possui objetivos de caráter exploratório, com abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos se caracteriza como pesquisa bibliográfica, para a coleta de dados os estudos foram escolhidos de acordo com os objetivos do presente trabalho, com uma análise sistêmica dos dados, relacionando os autores selecionados e formulando os dados através de quadros. Os 8 artigos selecionados para o estudo evidenciaram que o ciclo PDCA é um método eficaz de solução de problemas que possibilita que as diretrizes traçadas (redução de tempo e custo, por exemplo) sejam viabilizadas na construção, e que o LC estabeleceu um ritmo para as obras em que foi implantado proporcionando melhora considerável na produtividade dos profissionais, do escritório ao canteiro de obras. Ao reduzir os desperdícios, inclui-se nesse aspecto a execução de tarefas de forma mais planejada e organizada. Sendo assim, foi possível concluir que a utilização do ciclo PDCA e o Lean LC representam aplicação e utilização de instrumentos simples e de fácil execução e, constatou-se que os métodos aplicados têm potencial para contribuir para a melhoria da gestão da obra, bem como aumentar a transparência dos processos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Engenharia Civil, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1785
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jardel Alves Amorim_parcial.pdf153.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.