Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1789
Title: Dimensionamento de uma residência popular em alvenaria estrutural.
Authors: Torres, Natalia Gonçalves (Orientador)
Pereira, Rafael Morais
Keywords: Alvenaria estrutural
Bloco cerâmico
Sistema estrutural
Issue Date: 11-Aug-2022
Citation: PEREIRA, Rafael Morais. Dimensionamento de uma residência popular em alvenaria estrutural. Orientador: Natalia Gonçalves Torres. 2022. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: A alvenaria estrutural já era utilizada a milhares de anos, onde era utilizado pedras ou blocos cerâmicos, em que era construído a partir do conhecimento empírico de seus construtores, nos dias atuais a alvenaria estrutural vem se tornando interessante para algumas construtoras pela sua vantagem de ser um sistema construtivo racionalizado, que gera uma economia significativa, com maior rapidez de execução e gerando menos resíduos da construção, visto que neste sistema construtivo as paredes são consideradas portantes, elas que são responsáveis por receber o carregamento. O presente trabalho buscou realizar o dimensionamento de uma residência popular de aproximadamente 80m2, através de uma revisão bibliográfica, se atentando a recente norma NBR 16868:2020 já que mesma trouxe mudanças significativa, foi realizado os cálculos utilizando planilhas e software de desenho apenas para confecção das plantas tendo em vista demonstrar de forma mais clara o processo de cálculo, foi utilizado bloco cerâmico para a realização da modulação e o dimensionamento. Pode-se observar que os cálculos foram simples para uma residência deste porte, e que não houveram grandes áreas de aço para esse projeto.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Engenharia Civil, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1789
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rafael Morais Pereira.pdf1.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.