Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/181
Title: Neoplasia mamária espontânea em ouriço-terrestre (erinaceus europaeus): relato de caso.
Authors: Mustafa, Vanessa da Silva (Orientador)
Santos, Luísa Gonçalves Leandro dos
Keywords: Oncologia veterinária
animais exóticos
Headgehog
Neoplasia mamária
Issue Date: 5-Sep-2019
Citation: SANTOS, Luísa Gonçalves Leandro dos. Neoplasia mamária espontânea em ouriço-terrestre (erinaceus europaeus): relato de caso. Orientador: Vanessa da Silva Mustafa. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: As neoplasias espontâneas em ouriços-terrestres são pouco frequentes, sendo o comprometimento cutâneo mais frequentemente descrito nesses animais. As neoplasias mamárias são pouco descritas em Eurinaceus europaeus, sendo mais cocmum em animais senis, entre três e quatro anos de idade. O diagnóstico dessa neoplasia geralmente é concluído por exame histopatológico, porém o exame citopatológico tem demonstrado eficácia para diferenciação de processos neoplásicos e processos inflamatórios. O prognóstico é reservado devido à chance de metástase e o tratamento de escolha é a mastectomia. No presente trabalho, relata-se o caso de uma fêmea de ouriço-cacheiro (E. europaeus), portadora de um nódulo na mama inguinal esquerda. No exame citológico verificou-se neoplasia epitelial juntamente com material eosinofílico indicando neoplasia maligna mista de mama, com presença de matriz cartilaginosa. O animal veio a óbito antes de realizar exame histopatológico. É importante salientar que os veterinários devem procurar informar os tutores sobre os cuidados com esses animais para que possíveis alterações possam ser diagnosticadas mais precocemente e futuras complicações não ocorram.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/181
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luísa_Santos_001314.pdf747.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.