Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1810
Title: Anestesia intravenosa total em pacientes caninos neonatais e pediátricos: revisão de literatura.
Authors: Tognoli, Guilherme Kanciukaitis (Orientador)
Coelho, Camila Souza
Keywords: Neonatos
Pediátricos
Anestésicos
Issue Date: 18-Jul-2022
Citation: COELHO, Camila Souza. Anestesia intravenosa total em pacientes caninos neonatais e pediátricos: revisão de literatura. Orientador: Guilherme Kanciukaitis Tognoli. 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
Abstract: A TIVA é uma modalidade que utiliza fármacos anestésicos injetáveis unicamente pela via intravenosa para indução e manutenção dos pacientes, promovendo redução no consumo de fármacos, controle da dor, conforto e boa recuperação anestésica e com os avanços da técnica, vem sendo cada vez mais utilizada na anestesiologia veterinária. Na pediatria e neonatologia canina a utilização da TIVA pode apresentar algumas considerações em virtude da preocupação com a limitação desses pacientes frente a diversos fatores como na metabolização de fármacos e imaturidade de alguns sistemas, hepático, renal, cardíaco, respiratório, termorregulador e imunológico, dessa forma é extremamente necessário o conhecimento sobre a fisiologia desses animais e os fármacos anestésicos injetáveis, a farmacocinética, farmacodinâmica e a associação de técnicas que buscam uma maior segurança e qualidade aos procedimentos anestésicos. Esta revisão tem como objetivo discorrer sobre a fisiologia e aos fármacos anestésicos injetáveis mais indicados na TIVA a pacientes caninos neonatais e pediátricos, respeitando as suas particularidades e demostrando com base nesta revisão que a técnica é viável a pediátricos pela maior capacidade funcional dos sistemas comparados aos neonatos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1810
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Camila Souza Coelho.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.