Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1812
Title: Influência das instalações na sanidade de bezerros Gir e Girolando em sistema tropical e coletivo.
Authors: Erbesdobler, Eleonora D’Avila (Orientador)
Brito, Eduarda Letícia Fernandes de
Keywords: Bezerreiro
Tropical
Helmintose
Issue Date: 18-Jul-2022
Citation: BRITO, Eduarda Letícia Fernandes de. Influência das instalações na sanidade de bezerros Gir e Girolando em sistema tropical e coletivo. Orientador: Eleonora D'avila Erbesdobler. 2021. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
Abstract: A criação de bezerros das raças Gir e Girolando para fins leiteiros no Brasil é grande e muito comum no estado de Goiás, um dos estados referência na produção de bovinos. Esses animais são escolhidos por apresentarem temperamento dócil no manejo, bom índice genético, alta capacidade de adaptação, rusticidade e uma boa rentabilidade financeira ao pecuarista. Objetivou-se neste estudo avaliar as principais diferenças encontradas nos bezerreiros tropical e coletivo quanto às suas interferências na saúde dos bezerros. Foram utilizados 28 animais clinicamente saudáveis das raças Gir e Girolanda de maio a junho de 2021. Ambos os bezerreiros foram analisados quanto à alimentação, higiene, vacinação, cuidados pós-parto e presença de helmintoses. As amostras obtidas foram avaliadas pela pesquisa de ovos por gramas de fezes (OPG) e pelo método de Flutuação de Willis. O exame OPG expôs presença variada de helmintos e Eimeria sp., com número a partir de 250 ovos por grama de fezes e Eimeria sp. (+) no bezerreiro tropical e o mínimo de 200 ovos por grama de fezes e Eimeria sp.(negativo) no bezerreiro coletivo. O método Willis detectou a presença de ovos larvados e Neoascaris vitulorum nas amostras dos bezerros do coletivo. Com todas essas avaliações foi possível verificar que tanto o bezerreiro tropical quanto o coletivo precisam de melhorias e os animais necessitam ser tratados por apresentarem contaminações de parasitos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1812
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eduarda Letícia Fernandes de Brito.pdf1.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.