Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1818
Title: Pancreatite em cães: revisão de literatura.
Authors: Gomes, Veridiane da Rosa (Orientador)
Nascimento, Isabella Aires
Keywords: Gastroenterologia
Distúrbios pancreáticos
Pâncreas
Issue Date: 18-Jul-2022
Citation: NASCIMENTO, Isabella Aires. Pancreatite em cães: revisão de literatura. Orientador: Veridiane Rosa Gomes. 2021. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
Abstract: A pancreatite é uma patologia recorrente na clínica de pequenos animais, sendo considerada uma afecção inflamatória grave, podendo ser classificada em aguda ou crônica, frequentemente subdiagnosticada devido às dificuldades na determinação da doença. Sua ocorrência é mais usual em cães, especialmente em idade avançada com predisposição para algumas raças. A sintomatologia é variável e depende diretamente da gravidade do quadro, por conta disso o diagnóstico é complexo, dependendo da combinação de estratégias de investigação clínica associando exames laboratoriais e de imagem, bem como anamnese e avaliação clínica do paciente para a identificação da patologia e escolha da conduta terapêutica, buscando reduzir a morbidade e mortalidade da pancreatite. Objetiva-se com o presente trabalho apresentar uma revisão de literatura sobre a pancreatite em cães, abordando aspectos anatomo-patológicos do pâncreas, sinais clínicos da doença, métodos de diagnóstico, tratamento e prognóstico.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1818
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Isabella Aires Nascimento .pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.