Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1821
Title: Neoplasia mamária em cadelas: aspectos clínicos, diagnósticos e terapêuticos.
Authors: Melo, Fernanda Barros de Oliveira (Orientador)
Sousa, Janielle Caroline de
Keywords: Tumor mamário
Alterações clínicas
Tratamento
Issue Date: 18-Jul-2022
Citation: SOUSA, Janielle Caroline de. Neoplasia mamária em cadelas: aspectos clínicos, diagnósticos e terapêuticos. Orientador: Fernanda Barros de Oliveira Melo. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
Abstract: O tumor mamário costuma ser um processo neoplásico comum em cadelas e a relevância dos tumores de mama em caninos tem aumentado significativamente. As alterações clínicas observadas estão direta ou indiretamente relacionadas com câncer e são pouco descritas em cadelas com neoplasia mamária. O presente trabalho teve como objetivo principal compreender os aspectos clínicos, diagnósticos e terapêuticos de cadelas com neoplasia mamária. A metodologia de pesquisa usada foi de revisão da literatura. Buscou-se embasamento teórico em artigos de revistas, livros, teses, entre outros documentos que abordam o tema e as buscas foram realizadas nas bases de dados da Scielo, Google acadêmico entre outros. A pesquisa demonstrou que o aumento de volume da glândula mamária em cadelas, deve obter atenção especial, principalmente, quando este aumento não estiver relacionado com pseudociese, lactação ou mastite. Esse fator deve ser considerado devido a alta incidência de neoplasias mamárias na referida espécie e ao fato de que 50% dos tumores mamários caninos serem malignos. Concluiu se que as alterações clínicas em cadelas com neoplasia mamária estadiadas são relevantes e precisam ser diagnosticadas precocemente para iniciar um tratamento adequado com o objetivo de promover melhor qualidade de vida ao animal, amenizando seu sofrimento e em alguns casos dependendo do estágio da doença promover a cura.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1821
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Janielle Caroline de Sousa.pdf757.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.