Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/183
Title: Interação dos campos mórficos na medicina veterinária: a relação humano-animal sob uma visão sistêmica.
Authors: Mello, Manuella Rodrigues de Souza (Orientador)
Oliveira, Maria Clara Aguiar
Keywords: Campos mórficos
Medicina veterinária holística
Relação homem-animal
Issue Date: 5-Sep-2019
Citation: OLIVEIRA, Maria Clara Aguiar. Interação dos campos mórficos na medicina veterinária: a relação humano-animal sob uma visão sistêmica. Orientador: Manuella Rodrigues de Souza Mello. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: A presente revisão de literatura tem como objetivo abordar os princípios de um modelo científico não mecanicista e transmitir a importância e fidedignidade de uma prática médica humanizada baseada na visão sistêmica, usando como ponte a teoria dos campos mórficos. Para isso, inicialmente faz-se um estudo sobre a transição de paradigmas que ocorreu no século XX, a qual deu origem ao modelo cientifico sistêmico, que enxerga o mundo de forma integral e admite que as práticas científicas, bem como as ciências da saúde, onde a Medicina Veterinária se inclui, devem ser pensadas na totalidade do universo. Posteriormente uma breve consideração sobre a relação homem-animal e possíveis emoções dos animais domésticos é feita, a fim de trazer a ideia de um estudo sistêmico do paciente animal, considerando como este é incluído e enxergado no mundo. Por fim, uma das teorias mais importantes da visão sistêmica é colocada em pauta, a teoria dos campos mórficos, do biólogo Rupert Sheldrake, que afirma a existência de campos que ligam os elementos do universo. Campos que podem moldar ou alterar eventos. O conhecimento dessa teoria pode ser referência para que a Medicina Veterinária sistêmica seja mais reconhecida e colocada em prática.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/183
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria_Oliveira_0000528.pdf645.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.