Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1831
Title: Fenda palatina em cães: revisão de literatura.
Authors: Gomes, Veridiane da Rosa (Orientador)
Silva, Nathália Rodrigues da
Keywords: Palatoplastia
Palato
Prognóstico
Issue Date: 19-Jul-2022
Citation: SILVA, Nathália Rodrigues da. Fenda palatina em cães: revisão de literatura. Orientador: Veridiane da Rosa Gomes. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
Abstract: A fenda palatina em cães consiste em uma abertura no palato duro ou mole, que ocasiona comunicação da cavidade oral com a cavidade nasal, podendo ser congênita (principalmente em cães braquiocefálicos) ou adquirida (acidentes, brigas, tumores, etc.). Para detectar a fenda palatina é preciso fazer uma avaliação oral minuciosa. O prognóstico de fenda palatina pode ser desfavorável quanto maior seja a demora em se realizar o tratamento, e em filhotes é ainda mais reservado. O tratamento recomendado é a correção cirúrgica, chamada de palatoplastia. Objetiva-se com o presente trabalho realizar uma revisão bibliográfica acerca da fenda palatina, aspectos anatômicos, sinais clínicos, diagnósticos e formas de palatoplastias disponíveis para o tratamento, como o tratamento de aproximação (“flaps” por aproximação ou sobreposição), enxertos e próteses. A cicatrização pode ser bem difícil e não ficar harmoniosa, contudo apresentando melhor resposta nos casos que o pós- cirúrgico é realizado de forma correta.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1831
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nathália Rodrigues da Silva_parcial.pdf345.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.