Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1834
Title: Efeito do estresse térmico na reprodução de vacas leiteiras.
Authors: Carmo, Fabiana Fonseca (Orientador)
Silva, Rafael Felipe Marques dos Santos
Keywords: Biotecnologias
Temperatura
Hormônios
Issue Date: 19-Jul-2022
Citation: SILVA, Rafael Felipe Marques dos Santos. Efeito do estresse térmico na reprodução de vacas leiteiras. Orientador: Fabiana Fonseca Carmo. 2021. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
Abstract: O Brasil está situado na faixa tropical do planeta, onde a alta radiação solar, altas temperaturas e umidade do ar tem ultrapassado a zona de conforto térmico dos animais. E para garantir a sua termorregulação e manter suas funções normais, os animais podem se ajustar usando respostas endócrinas, fisiológicas e comportamentais, enviando mensagens ao hipotálamo, que é responsável por controlar a temperatura do corpo. O presente trabalho teve como objetivo relatar sobre o estresse térmico em vacas leiteiras os principais manejos para manter o conforto térmico do animal, não impactando no seu processo reprodutivo. O estresse térmico afeta diretamente os hormônios prejudicando o crescimento folicular e na mortalidade embrionária principalmente em vacas de alta produção, trazendo assim grandes prejuízos para a reprodução de um rebanho. Sendo necessário o uso de algumas biotecnologias, como os sistemas de confinamentos com o uso de ventiladores e aspersores ou sombreamento natural que ajudam a diminuir o efeito do estresse térmico nos animais. Concluindo que o estresse térmico pode causar vários problemas ao rebanho, e quando o mesmo é identificado pode ser controlado consequentemente melhorando a produtividade do rebanho. Métodos como compost barn e freestall podem trazer esse benefício ao produtor, porém a escolha vai depender do custo-benefício e de qual melhor sistema se encaixa na propriedade.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1834
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rafael Felipe Marques dos Santos Silva.pdf774.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.