Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1835
Title: Eletroquimioterapia como tratamento de neoplasia mesenquimal maligna em papagaio verdadeiro (Amazona aestiva).
Authors: Erbesdobler, Eleonora D’Avila (Orientador)
Coimbra, Rafaela Selbmann
Keywords: Oncologia
Aves
Pssitacidae
Issue Date: 19-Jul-2022
Citation: COIMBRA, Rafaela Selbmann. Eletroquimioterapia como tratamento de neoplasia mesenquimal maligna em papagaio verdadeiro (Amazona aestiva). Orientador: Eleonora D'Avila Erbesdobler. 2021. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
Abstract: A oncologia é uma área que vem sendo aprimorada e evoluída a cada dia na medicina veterinária, trazendo cada vez mais possibilidades de protocolos voltados a terapêuticas antitumorais. A eletroquimioterapia é uma opção relativamente recente que pode ser adaptada para pets não convencionais e que vem a cada dia comprovando sua eficácia no tratamento de neoplasias. A técnica consiste na aplicação de pulsos elétricos intensos por um curto período de tempo no local da lesão com o objetivo de formar poros na membrana celular, assim potencializando a ação local do quimioterápico. O presente trabalho teve como objetivo relatar um caso da utilização da eletroquimioterapia com bleomicina no tratamento de neoplasia mesenquimal maligna em um exemplar de Amazona aestiva. A técnica se apresentou como uma opção segura, de fácil aplicação e de baixo custo se mostrando aplicável na medicina de aves.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1835
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rafaela Selbmann Coimbra.pdf7.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.