Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1838
Title: Carcinoma micropapilar de mama em cadela: relato de caso.
Authors: Mustafa, Vanessa da Silva (Orientador)
Santos, Vanessa dos
Keywords: Oncologia
Neoplasia
Tumor maligno
Issue Date: 19-Jul-2022
Citation: SANTOS, Vanessa dos. Carcinoma micropapilar de mama em cadela: relato de caso. Orientador: Vanessa da Silva Mustafa. 2021. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
Abstract: Carcinoma micropapilar de mama é uma neoplasia maligna, metastática e rara. Acomete principalmente cadelas com idade de 7 a 13 anos, possui sinais clínicos inespecíficos e tem prognóstico desfavorável. O diagnóstico é feito por meio de biópsia da neoplasia e avaliação histopatológica. Este trabalho tem como objetivo relatar um caso de carcinoma micropapilar em cadela de 11 anos de idade que apresentava sinais clínicos de lesão de pele entre as mamas torácica cranial e torácica caudal. Ao realizar a mastectomia unilateral da cadeia mamária direita e exame histopatológico foi diagnosticado carcinoma micropapilar com presença de metástase em linfonodos axilar e inguinal. O estadiamento foi realizado e segundo a literatura o animal tinha um prognóstico desfavorável. Foi instituído tratamento oncológico. O animal desenvolveu efusão pleural levando a um quadro de dispneia, sem boa resposta e foi submetido à eutanásia. Por se tratar de uma doença de difícil tratamento, a prevenção através da ovariohisterectomia entre o primeiro e segundo cio ainda é o mais indicado embora hajam controvérsias. O acompanhamento constante para realização de exames de rotina é mais indicado em cadelas mais idosas para possibilitar diagnóstico precoce.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1838
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vanessa dos Santos.pdf610.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.