Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1839
Title: Importância da odontoplastia preventiva em equinos.
Authors: Fátima, Cleyber José Trindade de (Orientador)
Figueiredo, Rafaella Nascimento
Keywords: Odontologia
Prevenção
Equino
Issue Date: 19-Jul-2022
Citation: FIGUEIREDO, Rafaella Nascimento. Importância da odontoplastia preventiva em equinos. Orientador: Cleyber José da Trindade de Fatima. 2021. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
Abstract: A odontologia equina é uma área da prática clínica de equinos que se encontra em alta. O domínio dessa área tem se revelado bem importante quando se trata da estimativa da idade do animal através da dentição. A importância da odontologia é promover a saúde bucal desde o início da doma, a fim de prevenir alterações que possam eventualmente surgir na cavidade oral ao longo da vida do equino. As principais patologias que essa cavidade pode apresentar, são: as alterações de mal oclusões dos incisivos, padrões de desgaste anormais nos pré-molares e molares; as complicações ligadas aos dentes de lobo e aos dentes caninos; e as alterações que podem surgir em qualquer dente como as: diastema, fraturas dentárias e as cáries. Para a prevenção, identificação e resolução de todas essas alterações odontológicas é essencial o uso de métodos de inspeção da cavidade oral, feito por um Médico Veterinário especializado.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1839
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rafaella Nascimento Figueiredo.pdf886.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.