Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1842
Title: Tratamento fisioterapêutico pós-cirúrgico em cão da raça Dachshund acometido por Doença do Disco Intervertebral: relato de caso.
Authors: Mello, Manuella Rodrigues de Souza (Orientador)
Morais, Ana Luísa Araujo
Keywords: Doença do disco intervertebral
Fisioterapia
Dachshund
Issue Date: 20-Jul-2022
Citation: MORAIS, Ana Luísa Araujo. Tratamento fisioterapêutico pós-cirúrgico em cão da raça Dachshund acometido por Doença do Disco Intervertebral: relato de caso. Orientador: Manuella Rodrigues de Souza Mello. 2021. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
Abstract: A doença do disco intervertebral (DDIV) é considerada a principal causa de injúria à medula espinhal de cães, causada por uma degeneração do disco intervertebral. As raças condrodistróficas apresentam maior predisposição ao surgimento de DDIV, sendo a raça Dachshund a mais acometida. Pode ser classificada como Hansen tipo I, caracterizada pela saída (extrusão) do núcleo pulposo após a ruptura do anel fibroso dorsal, causando a compressão da ME ou Hansen tipo II onde ocorre a ruptura parcial da região dorsal do anel fibroso, gerando uma protusão do núcleo pulposo em sua direção. Os sinais clínicos e prognóstico da doença variam de acordo com a região acometida, com o grau da lesão e com sua progressão. Porém, o sintoma mais comum é a dor, podendo ser acompanhada por ataxia, déficit de reflexo de propriocepção, perda da percepção de dor profunda e até tetraparesia. O diagnóstico é baseado na anamnese, exame físico ortopédico e neurológico, mas sua confirmação é feita através de exames complementares de imagem como radiografia, ressonância magnética, mielografia ou tomografia computadorizada. As opções de tratamento disponíveis são o conservativo e o cirúrgico, sendo o primeiro mais suscetível a recidivas. Associadas ao tratamento convencional, atualmente são indicadas a fisioterapia veterinária e acupuntura para auxiliar na rapidez da recuperação do paciente acometido por DDIV. O presente relato apresenta o caso de um cão macho, com 14 anos, da raça Dachshund, acometido pela doença do disco intervertebral cervical, apresentando tetraparesia, submetido a tratamento fisioterapêutico pós-cirúrgico.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1842
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Luísa Araujo Morais.pdf461.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.