Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1848
Title: Saúde única no Bairro Jardim Céu Azul em Goiás: relato de experiência.
Authors: Mello, Manuella Rodrigues de Souza (Orientador)
Barros, Erika Vivianne Silva
Keywords: Saúde única
Periferia
Jardim Céu Azul
Issue Date: 20-Jul-2022
Citation: BARROS, Erika Vivianne Silva. Saúde única no Bairro Jardim Céu Azul em Goiás: relato de experiência. Orientador: Manuella Rodrigues de Souza Mello. 2021. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
Abstract: Jardim Céu Azul é um bairro do município de Valparaíso de Goiás, sendo considerada periferia do entorno de Brasília. O município possui alta densidade populacional, apesar de ser a região com menor território do estado de Goiás. Por seu exacerbado crescimento populacional, a região que já foi marcada pela grande presença de áreas verdes foi substituída por condomínios habitacionais, aumentando casos de zoonoses, transmissão de doenças infecciosas e atendimentos anti-rábicos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 60% das doenças infecciosas humanas são de origem animal. Então, abordar a condição ambiental da região, humanos e animais de forma multidisciplinar, como é justificado pela Saúde Única, é imprescindível para prevenir e controlar possíveis riscos. Um dos principais profissionais que permite essa reflexão das interações homem-animal-ambiente é o Médico Veterinário, sendo um profissional imprescindível na saúde pública. A realização deste estudo possibilitou uma leitura da realidade do Bairro Jardim Céu Azul sob a perspectiva da Saúde Única, sendo feito um reconhecimento geográfico, observando a importância de informar a comunidade e transformando o termo “Saúde Única” em uma prática diária, utilizando a rede social como meio de informação para as pessoas, em especial os habitantes do bairro.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1848
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Erika Vivianne Silva Barros.pdf36.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.