Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1849
Title: Giardíase e a sua importância na saúde pública.
Authors: Medeiros, Margareti (Orientador)
Pereira, Géssica Barbosa
Keywords: Giardíase
Protozoário
Humanos
Issue Date: 20-Jul-2022
Citation: PEREIRA, Gessica Barbosa. Giardíase e a sua importância na saúde pública. Orientador: Margareti Medeiros. 2021. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
Abstract: Giárdia é um importante protozoário relacionado à diarreia em animais e humanos. A contaminação ocorre através da ingestão de cistos maduros de Giárdia, que são encontrados nas fezes, água contaminada e alimentos de animais infectados. Embora seja um caso de saúde pública mundial, pouco se sabe sobre o papel efetivo dos animais na epidemiologia da Giardíase, mesmo que o desenvolvimento da tecnologia molecular permita esse grande progresso na identificação e classificação deste protozoário. A prevenção inclui a manutenção de bons hábitos de higiene pessoal, com ênfase particular em lavar as mãos corretamente, sendo uma forma bem eficaz. É necessário limpar adequadamente o ambiente onde o cão vive para evitar a contaminação com outros animais. Portanto, visa enriquecer as informações sobre a doença para os profissionais de saúde e buscar atualizar o debate sobre a doença para evidenciar sua importância.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1849
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Géssica Barbosa Pereira.pdf609.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.