Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1850
Title: Uso da ozonioterapia como adjutório no tratamento de dermatite atópica: relato de caso.
Authors: Mello, Manuella Rodrigues de Souza (Orientador)
Lopes, Ingrid Iaccino
Keywords: Terapia
Dermatite
Ozônio
Issue Date: 20-Jul-2022
Citation: LOPES, Ingrid Iaccino. Uso da ozonioterapia como adjutório no tratamento de dermatite atópica: relato de caso. Orientador: Manuella Rodrigues de Souza Mello. 2021. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
Abstract: A ocorrência de dermatite atópica em cães aumentou significativamente, a qual se trata de um tipo de dermatopatia de origem genética, de caráter crônico e incurável. O animal é sensível a vários agentes ambientais que provocam alergia, causando prurido intenso, ocasionando lesões e feridas. O tratamento é contínuo utilizando corticoides, mas seu uso prolongado pode ocasionar efeitos colaterais irreversíveis. Sendo assim, a utilização da ozonioterapia como adjutório no tratamento dessa afecção é indicada devido ao seu alto potencial no tratamento de enfermidades inflamatórias, infecciosas e isquêmicas, sendo de pouco ou nenhum efeito colateral se utilizado do modo correto, prolongando a qualidade de vida do animal. O caso relatado traz à luz a discussão da terapêutica de uma situação complexa que é a dermatite atópica e evidenciam que, quando bem executada, a ozonioterapia é capaz de obter resultados satisfatórios e duradouros no que diz respeito ao alívio sintomático e melhoria da qualidade de vida.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1850
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ingrid Iaccino Lopes.pdf944.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.