Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1851
Title: Mastocitoma em canino: relato de caso.
Authors: Gomes, Veridiane da Rosa (Orientador)
Lopes, Kelly Cristina Silva
Keywords: Imuno-histoquímica
Neoplasia
Tratamento
Issue Date: 20-Jul-2022
Citation: LOPES, Kelly Cristina Silva. Mastocitoma em canino: relato de caso. Orientador: Veridiane da Rosa Gomes. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
Abstract: Os mastócitos são células do tecido conjuntivo que participam do sistema imune e são encontradas nos tecidos subcutâneos e nas mucosas do homem e de outros animais. A neoplasia desse tipo celular recebe o nome de mastocitoma e corresponde de 7% a 21% das neoplasias cutâneas mais comum em cães. O diagnóstico é feito por meio de exames cito e histopatológico, associado aos sinais clínicos. O tratamento vai depender das abordagens terapêuticas e estadiamento clínico, incluindo algumas opções como excisão cirúrgica e quimioterapia. A quimioterapia é indicada para mastocitoma grau II, III e alto grau, indicada para tratamento de mastocitomas sistêmicos e para proporcionar citorredução de massas tumorais. O prognóstico da neoplasia vai depender do grau histopatológico, localização e ulceração da mesma. Objetiva-se com o presente trabalho relatar o caso de um canino, macho, castrado, Dachshund, 12 anos de idade, que foi diagnostico com mastocitoma grau II/ baixo grau em região cervical, foram feito exames como radiografia e ultrassom para pesquisa de metastase, tomografia pela localização do tumor e imuno-histoquímica com a finalidade de identificar imunossupressão de fatores prognóstico onde deu positivo para KIT I e Ki-67.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1851
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kelly Cristina Silva Lopes.pdf772.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.