Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/186
Title: Avaliação comportamental de cavalos atletas estabulados em um centro hípico de Brasília-DF.
Authors: Erbesdobler, Eleonora D’Avila (Orientador)
Simões, Miguel Júnio Monteiro
Keywords: Lignofagia
Distúrbios - equídeos
Avaliação comportamental - cavalo
Issue Date: 5-Sep-2019
Citation: SIMÕES, Miguel Júnio Monteiro. Avaliação comportamental de cavalos atletas estabulados em um centro hípico de Brasília-DF. Orientador: Eleonora D’Avila Erbesdobler. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: É comumente observado em diversas localidades equinos alojados em baias e em piquetes, esses animais têm maiores probabilidades de executarem comportamentos repetitivos, sem função, denominadas estereotipias. Neste trabalho, foram realizadas observações comportamentais em um Centro Hípico de Brasília, no Distrito Federal-DF no mês de fevereiro de 2019. Foram avaliados 10 cavalos adultos, sendo cinco machos e cinco fêmeas, atletas de salto, com peso vivo médio de 400 kg, entre seis e 15 anos de idade, de variadas raças. Os animais foram observados durante duas semanas de segunda a sexta feira, de manhã e de tarde entre os momentos diários (pré-alimentação, pós-alimentação, pré-treino e pós-treino). Na primeira semana avaliou-se todos os animais com e sem estereotipias pelo método Scan por 30 horas, para observar os comportamentos normais e detectar quais tipos de estereotipias apresentam e quantas vezes realizavam. Na segunda semana foram avaliados somente os animais com estereotipias pelo método Focal por 20 horas, com intuito de obter o tempo exato da duração de cada comportamento estereotipado durante o período de observação. 40% dos cavalos apresentaram algum distúrbio de comportamento, como dança do urso, aerofagia sem apoio, coprofagia, lignofagia, falsa mastigação, lambedura de lábios, morder instalações e comer cama. Verificou-se que os animais no período da manhã apresentaram maiores incidências de distúrbios de comportamento. Os comportamentos expressados pelos cavalos neste trabalho indicam que há necessidade de mudanças no manejo, como diminuir o tempo de estabulação, colocar em piquetes com outros equinos, melhorar a alimentação, ofertar alimentos de melhor qualidade em maiores frequências para diminuir os distúrbios de comportamentos avaliados e com isso garantir qualidade do bem-estar.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/186
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Miguel_Simoes_0001192.pdf849.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.