Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1863
Title: Ceratoplastia com transposição córneo conjuntival: relato de caso.
Authors: Erbesdobler, Eleonora D’Avila (Orientador)
Queiroz, Silvia Carolina Calazans
Keywords: Úlcera
Olho
Transplante
Issue Date: 20-Jul-2022
Citation: QUEIROZ, Silvia Carolina Calazans. Ceratoplastia com transposição córneo conjuntival: relato de caso. Orientador: Eleonora D'Avila Erbesdobler. 2021. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
Abstract: As úlceras de córnea compõe uma das causas mais recorrentes de doença ocular e podem prejudicar a integridade visual dos cães. Essa condição oftálmica, de ceratite ulcerativa, ocorre a partir da perda da integridade corneana. É uma emergência oftálmica, de etiologia diversa, que pode evoluir para o descemetocele, perfuração ocular e, nos casos, graves, perda de visão. Este trabalho objetivou relatar um caso de ceratoplastia utilizando a técnica cirúrgica de enxerto corneoconjuntival. Realizou-se ceratoplastia unilateral com enxerto corneoconjuntival no olho esquerdo e enucleação da estrutura ocular direita em paciente canino, fêmea, raça shih tzu, 14 anos de idade, em uma clínica veterinária de Brasília. A tutora relatou que a paciente estava com alteração de comportamento, quadro de prostração, inapetência, senso de orientação alterado/ ausente, dor e perda da anatomia ocular. No exame físico, foi evidenciado a perfuração da estrutura ocular esquerda, com hifema e hipópio e no olho direito, exposição da camada de Descemet. O teste de fluoresceína foi dispensado, frente à evidência de perfuração ocular. Após avaliação foi diagnosticado no olho esquerdo de perfuração ocular, com áreas distintas de úlcera de córnea, com opacidade difusa de córnea, vascularização superficial, presença de pigmento corneano e extravasamento da íris e humor aquoso, concomitante à secreção purulenta e sangramento interno. No olho direito, igualmente, edema, presença de material purulento e hemorrágico, neovascularização superficial difusa da córnea, melanose no canta nasal e exposição da membrana de Descemet, mas sem extravasamento de conteúdo ocular. Para tratamento foi indicado ceratoplastia com enxerto corneoconjuntival no olho direito e enucleação da estrutura ocular esquerda. A ceratoplastia utilizando enxerto corneoconjuntival mostrou-se eficaz, reparando a descemetocele e garantindo clareza à estrutura corneana, após o procedimento corretivo.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1863
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silvia Carolina Calazans Queiroz_parcial.pdf1.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.