Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1864
Title: Viscum Album como adjuvante nos tratamentos oncológicos veterinários.
Authors: Mello, Manuella Rodrigues de Souza (Orientador)
Itacarambi, Tael de Souza
Keywords: Câncer
Qualidade de vida
Viscum album
Issue Date: 20-Jul-2022
Citation: ITACARAMBI, Tael de Souza. Viscum Album como adjuvante nos tratamentos oncológicos veterinários. Orientador: Manuella Rodrigues de Souza Mello. 2021. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
Abstract: A medicina veterinária tem avançado consideravelmente, o que tem propiciado diagnósticos precoces e tratamentos assertivos. Como resultado, nota-se o aumento da expectativa de vida dos animais, com consequente incurso das enfermidades relativas à senilidade, como o câncer. É sabido que tratamentos oncológicos convencionais trazem como consequências sérios efeitos colaterais, capazes de comprometer significativamente a qualidade de vida dos animais. Nesse ponto, entra em questão o uso de terapias que possam atuar como adjuvantes nos tratamentos oncológicos, a exempli das preparações Viscum album, que possui propriedades antitumorais e imunomoduladoras, capazes de aumentar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida dos pacientes oncológicos. O artigo apresenta uma revisão literária acerca de ensaios laboratoriais e terapias com Viscum album, tanto em pacientes oncológicos humanos quanto em animais de companhia. Existe potencial para o uso deste fármaco e sua administração pode ser segura e eficaz se utilizadas as vias e doses adequadas e se observados os cuidados quanto a possíveis efeitos adversos. Entretanto, sua aplicação a medicina veterinária ainda carece de estudos mais específicos, homogêneos, randomizados e controlados, que possibilitem a instituição da melhor terapia e do protocolo de administração mais seguro.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1864
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tael de Souza Itacarambi.pdf1.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.