Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1865
Title: Uretrostomia perineal consequente da obstrução uretral em felino macho: relato de caso.
Authors: Marçola, Tatiana Guerrero (Orientador)
Lima, Thaís Cristina Castro de
Keywords: DTUIF
Felinos
Hipercalemia
Issue Date: 21-Jul-2022
Citation: LIMA, Thaís Cristina Castro de. Uretrostomia perineal consequente da obstrução uretral em felino macho: relato de caso. Orientador: Tatiana Guerrero Marçola. 2021. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
Abstract: A obstrução uretral é uma ocorrência de urgência ou emergência que representa risco a vida do animal após 72h por levar o paciente a quadros de azotemia, acidose e hipercalemia. Sua incidência é geralmente em animais machos especialmente pela morfologia da uretra a qual possui grande contribuição para que isso ocorra, pois, a porção da uretra que está inserida no trígono da vesícula urinária possui dimensão maior do que a porção peniana da uretra. A vesícula urinária se torna repleta pela urina que não é excretada e isso aumenta a pressão intravesicular e consequentemente os rins são afetados, tornando a taxa de filtração glomerular prejudicada e culminando em episódios de azotemia pós renal e uremia. Hoje em dia as maiores causas de obstrução uretral se dão pela cistite idiopática e urolitíases. É de suma importância que o médico veterinário saiba como agir nesses casos, afim de que uma abordagem correta para estabilização do quadro clínico seja feita para que se evite intervenções cirúrgicas como a uretrostomia perineal. O presente relato possui como objetivo descrever um caso de um felino SRD de 1 ano e 4 meses de idade que possuía obstruções recorrentes e alertar sobre a importância do manejo correto dessa afecção.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1865
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thaís Cristina Castro de Lima.pdf362.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.