Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1867
Title: Influência do Free-stall na produção de vacas leiteiras.
Authors: Carmo, Fabiana Fonseca do (Orientador)
Araújo, Thayná Cristine Sousa
Keywords: Bem-estar
Free-stall
Gado leiteiro
Issue Date: 21-Jul-2022
Citation: ARAÚJO, Thayná Cristine Sousa. Influência do Free-stall na produção de vacas leiteiras. Orientador: Fabiana Fonseca do Carmo. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
Abstract: Na contemporaneidade, o fator econômico tem ditado regras no sistema de produção em nível nacional e internacional. Assim a pecuária tem papel fundamental na economia do país, sendo o 4o maior produtor de leite do mundo. Tamanha importância, faz necessária a busca por melhores métodos de produção. Diante do exposto, esse estudo tem o objetivo de analisar a eficácia do sistema free-stall comparado ao sistema de criação extensivo ou a pasto, por meio de revisão de literatura e de estudo de caso. A metodologia baseou-se na comparação descritiva, qualitativa e quantitativa, dos dados coletados. Os recursos utilizados como fonte de informações foram fazendas em regiões de climas diferentes, localizadas em Santa Catarina e Distrito Federal/Goiás, com produção no método tradicional e no método free-stall. O período de coleta foi do mês de outubro de 2020 a outubro de 2021. O resultado da análise de dados, mostrou que o sistema free-stall, teve melhor resultado no montante final de produção, independente da estação do ano, pelo bem estar proporcionando através do conforto térmico exigido pela aptidão do gado leiteiro, trazendo economicamente melhores resultados como maior produtividade, melhor índice de saúde e maior conforto.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1867
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thayná Cristine Sousa Araújo.pdf1.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.