Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1869
Title: Efeitos da equoterapia no controle de tronco e tônus em pacientes com Paralisia Cerebral: relato de caso de dois pacientes.
Authors: Valduga, Luana Vieira Alves (Orientador)
Freitas, Adriana Nogueira de
Santos, Kimberlyn Lohany Lopes dos
Keywords: Equoterapia
Fisioterapia
Terapia
Issue Date: 21-Jul-2022
Citation: FREITAS, Adriana Nogueira de; SANTOS, Kimberlyn Lohany Lopes dos. Efeitos da equoterapia no controle de tronco e tônus em pacientes com Paralisia Cerebral: relato de caso de dois pacientes. Orientador: Luana Vieira Alves Valduga. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Introdução: A paralisia cerebral (PC) é causada por uma lesão no Sistema Nervoso Central tendo como desordem muscular a espasticidade, com ocorre apenas na infância, afetando o desenvolvimento. A equoterapia é uma terapia que utiliza o cavalo na reabilitação de crianças com PC. Objetivo: Avaliar o controle de tronco e tônus muscular de pacientes com PC por meio da equoterapia. Metodos: trata-se de um estudo de dois casos, realizado através de avaliação de tônus e controle de tronco. Serão aplicadas as escalas de Ashworth modificada na avaliação do tônus, escala de SATCo na avaliação de tronco e um questionário na coleta de dados com caracterização do paciente. Serão recrutados dois pacientes para pesquisa. Os critérios de inclusão no desenvolvimento da pesquisa foram pacientes com PC que realiza fisioterapia e pratica equoterapia no mesmo dia, sexo feminino e sexo masculino com idade entre 05 e 10 anos. Conclusão: A equoterapia mostrou-se eficaz no tratamento de crianças com paralisia cerebral.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1869
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriana Nogueira de Freitas _Kimberlym Lohany Lopes dos Santos.pdf1.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.