Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/187
Title: Células-tronco no tratamento de animais com sequelas neurológicas ocasionadas pela cinomose
Authors: Marçola, Tatiana Guerrero (Orientador)
Machado, Rafaela Paiva
Keywords: Célula-tronco - mesenquimais
Doença infectocontagiosa
Terapia celular
Doença - cinomose
Issue Date: 6-Sep-2019
Citation: MACHADO, Rafaela Paiva. Células-tronco no tratamento de animais com sequelas neurológicas ocasionadas pela cinomose. Orientador: Tatiana Guerrero Marçola. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: A cinomose é uma doença infectocontagiosa que afeta comumente cães de todas as idades, entretanto filhotes não vacinados estão mais pré-dispostos a serem acometidos por essa enfermidade. Animais afetados por essa doença tem alto índice de morbidade e mortalidade sendo considerado a fase neurológica a mais grave. A utilização de células-tronco vem sendo cada vez mais utilizada na Medicina Veterinária. Nesse contexto, a terapia celular com células-tronco surgiu como uma alternativa para minimizar os sinais e sequelas proporcionando uma melhor qualidade de vida para o animal que apresenta quadros neurológicas ocasionada pelo vírus da cinomose. A presente revisão bibliográfica objetivou discorrer sobre os efeitos que as células-tronco tem sobre os animais com sequelas neurológicas devido a cinomose. Neste contexto é plausível que as células-tronco mesenquimais são viáveis no tratamento de animais infectados pelo vírus da cinomose com sequelas neurológicas, obtendo resposta satisfatória na fase crônica
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/187
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rafaela_Machado_0000235.pdf445.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.