Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1870
Title: O uso da Terapia de Liberação Posicional na dor e amplitude de movimento em pacientes com cervicalgia crônica.
Authors: Ribeiro, Thais Gontijo (Orientador)
Jesus, Beatriz Souza Nascimento de
Pereira, Lara Maria Fernandes
Keywords: Cervicalgia crônica
Terapia de liberação posicional
Pontos- gatilhos
Issue Date: 21-Jul-2022
Citation: JESUS, Beatriz Souza Nascimento de; PEREIRA, Lara Maria Fernandes. O uso da Terapia de Liberação Posicional na dor e amplitude de movimento em pacientes com cervicalgia crônica. Orientador: Thaís Gontijo Ribeiro. 2021. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: INTRODUÇÃO: A cervicalgia crônica é uma síndrome marcada por dor e limitação na amplitude de movimento da região cervical, localizada na parte posterior do pescoço e superior das escápulas ou zona dorsal alta. A cervicalgia pode atingir uma média de 12 a 34% de uma população adulta em alguma fase da vida. Além da dor, pode haver queixas de rigidez local. Um dos tratamentos para a cervicalgia é a Fisioterapia, e uma das terapêuticas para o tratamento desta disfunção é a Terapia de Liberação Posicional (TLP), método de tratamento que utiliza pontos sensíveis e uma posição de conforto para solucionar a disfunção associada. OBJETIVOS: Avaliar a TLP na cervicalgia crônica, a dor e amplitude de movimento antes e após a aplicação da técnica. MÉTODOS: Foi realizado um estudo intervencionista, analítico, longitudinal e comparativo, de abordagem quantitativa, formado por 10 pacientes com os seguintes critérios de inclusão: sintomatologia da cervicalgia há mais de três meses, que estavam em atendimento na clínica-escola de uma faculdade particular do Gama. Os participantes teriam que ser maiores de 18 anos, e deviam possuir disponibilidade para os dias propostos para as sessões. Pacientes que já estivessem em outro tipo de tratamento terapêutico, ou possuíssem qualquer outro diagnóstico que pudesse desencadear cervicalgia ou impedir o tratamento com a liberação posicional, tais como: hérnia de disco, tumores, cirurgias recentes, etc. seriam excluídos da pesquisa. RESULTADOS: Foram recrutados 10 participantes, porém, só 9 participantes concluíram o tratamento. A média de idade 35,2 anos a maioria do sexo feminino (66,6%), a maioria eram da cor parda (55,5%), eram solteiros (66,6), possuíam ensino superior (55,5%) e tinham renda familiar entre 1 a 3 salários mínimos (55,5%). O teste de Wilcoxon mostrou diferença estatística em todas as ADM avaliadas e na dor. Flexão (p=0,012), extensão (p=0,017), flexão lateral direita (P=0,008), flexão lateral esquerdo (p=0,007), rotação direita (p=0,027), rotação esquerda (p=0,042), dor (p=0,007). CONCLUSÃO: A Terapia de Liberação Posicional teve efeitos na redução da dor e no aumento da amplitude de movimento de participantes que realizaram as 10 sessões. A amostra considerada pequena limita a validade externa, porém a validade interna é relevante para direcionar a técnica a outros pacientes com cervicalgia crônica.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1870
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Beatriz Souza Nascimento de Jesus _Lara Maria Fernandes Pereira.pdf587.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.