Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1871
Title: Método Pilates na recuperação da funcionalidade do membro superior em uma mulher pós-setorectomia com linfadenectomia: relato de caso.
Authors: Pacheco, Diana Ferreira (Orientador)
Lopes, Carolina
Sousa, Thamires Cardoso de
Keywords: Câncer de mama
Fisioterapia
Método Pilates
Issue Date: 21-Jul-2022
Citation: LOPES, Carolina; SOUSA, Thamires Cardoso de. Método Pilates na recuperação da funcionalidade do membro superior em uma mulher pós-setorectomia com linfadenectomia: relato de caso. Orientador: Diana Ferreira Pacheco. 2021. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Introdução: O câncer de mama é o que mais acomete mulheres em todo o mundo, sendo no Brasil o segundo mais frequente em mulheres. O tratamento padrão consiste na cirurgia conservadora e a abordagem axilar, podendo gerar prejuízos funcionais. Objetivos: Avaliar os efeitos do Método Pilates na funcionalidade do membro superior homolateral à cirurgia de uma paciente pós setorectomia com linfadenectomia. Métodos: Trata-se de um relato de caso. Foi realizado um estudo com uma mulher de 70 anos, que realizou uma cirurgia conservadora da mama no ano de 2010 no seio esquerdo. A paciente foi submetida a 10 sessões de Pilates com duração de 1 hora cada sessão, 2 vezes por semana, que foram realizados pelo serviço de fisioterapia da clínica-escola do UNICEPLAC no período de abril a maio de 2021 visando realizar a reabilitação do membro superior. Para coleta de dados foi aplicado um questionário próprio de anamnese, histórico médico e dados sobre a intervenção cirúrgica. Foi seguido de avaliação dos resultados da perimetria e goniometria da articulação do ombro. Em sequência, aplicação de escalas e testes que avaliaram melhora da qualidade de vida, nível de dependência e interferência da dor em atividades do cotidiano. Todas as variáveis foram analisadas antes do início do protocolo de tratamento fisioterapêutico e foram reavaliadas após o término das sessões. Resultados: As variáveis obtidas após a reavaliação da paciente foram satisfatórias, onde foram observadas melhorias funcionais ocasionando na melhora da qualidade de vida. Conclusão: O Método Pilates é eficaz na reabilitação do membro superior após a cirurgia conservadora da mama e traz benefícios para os pacientes submetidos a ele.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1871
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carolina Lopes _Thamires Cardoso de Sousa.pdf287.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.