Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1872
Title: Combinação de recursos não-farmacológicos para o alívio de dor durante o trabalho de parto: uma revisão sistemática.
Authors: Salata, Mariana Cecchi (Orientador)
Costa, Cinthia Figueiredo Córdova da
Eufrásio, Sanayara Leite
Keywords: Alívio da dor
Parto
Recursos
Issue Date: 21-Jul-2022
Citation: COSTA, Cinthia Figueiredo Córdova da; EUFRÁSIO, Sanayara Leite. Combinação de recursos não-farmacológicos para o alívio de dor durante o trabalho de parto: uma revisão sistemática. Orientador: Mariana Cecchi Salata.. 2021. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Durante o trabalho de parto, a parturiente requer mobilidade pélvica e o uso intensivo da musculatura do abdômen, do períneo e do diafragma respiratório. O fisioterapeuta, por estudar todos os movimentos das articulações do corpo humano e o funcionamento muscular, auxiliando na contração e no relaxamento, é um dos profissionais capacitados a contribuir no atendimento à parturiente. A utilização de recursos, como: banhos quentes, bola suíça, massagens lombares; aceleram o processo de dilatação, aliviam a dor, reforçando a expulsão da criança. A cinesioterapia como recurso fisioterapêutico auxilia a parturiente a se manter ativa durante todo o período do trabalho de parto, através de uma redescoberta das posturas verticais sentada, ajoelhada, de cócoras e em quatro apoios, e da liberdade de movimento como prática eficiente que facilita o processo de parto. Objetivos: Sinalizar a importância da fisioterapia por meio de recursos combinados no ambiente intraparto para manejo da dor do parto e consequentemente diminuição de desfechos ruins tanto materno quanto fetal. Métodos: O presente estudo foi desenvolvido a partir de uma revisão sistemática, incluindo estudos que utilizaram recursos fisioterapêuticos para o manejo da dor durante o trabalho de parto. Utilizando os descritores: dor do parto e intervenções não farmacológicas, combinados com o operador lógico AND. Para a busca nas bases de dados, utilizou-se a seguinte combinação: labor pain AND nonpharmacological interventions.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1872
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cinthia Figueiredo Córdova da Costa _Sanayara Leite Eufrásio.pdf213.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.