Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1874
Title: Efetividade da Fisioterapia Aquática e Cinesioterapia no equilíbrio de idosos para prevenção de quedas: revisão de literatura.
Authors: Felix, Katiane Duarte (Orientador)
Sousa, Edmara Mayra Pereira de
Silva, Eliene Santos da
Keywords: Hidroterapia
Cinesioterapia
Idosos e quedas
Issue Date: 21-Jul-2022
Citation: SOUSA, Edmara Mayra Pereira de; SILVA, Eliene Santos da. Efetividade da Fisioterapia Aquática e Cinesioterapia no equilíbrio de idosos para prevenção de quedas: revisão de literatura. Orientador: Katiane Duarte Felix. 2021. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Aproximadamente 30% das pessoas com mais de 65 anos cairão pelo menos uma vez por ano, e 15% pelo menos duas vezes por ano, e esse risco aumenta com a idade, com isso a queda representa um grande risco para a saúde do idoso, resultando em morbidade e mortalidade, devido a sua maior vulnerabilidade ao desequilíbrio. O objetivo deste estudo foi comparar a efetividade dos protocolos de fisioterapia aquática e cinesioterapia no equilíbrio de idosos para prevenção de quedas. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura. O levantamento dos artigos ocorreu nas bases de dados Pubmed, Pedro, Lilacs, Scielo e Periódicos Capes, no período de julho e agosto de 2021. Foram incluídos artigos publicados nos últimos dez anos, de 2011 a 2021, disponíveis na íntegra, nos idiomas português e inglês. Como critérios de exclusão, foram rejeitados os materiais literários que não tinham relação direta com o tema proposto pelo trabalho e intervenções não relacionadas à fisioterapia. Após realização da busca, os artigos que atenderam aos critérios de inclusão foram analisados e apresentados em uma tabela. Nos resultados, estudos apontaram que o ambiente aquático mostra-se eficaz para a prevenção de quedas, pois, pode melhorar os efeitos fisiológicos negativos do envelhecimento, que são fatores de risco predisponentes e modificáveis de uma queda. Concluindo-se assim, a terapia aquática é uma forma de melhorar a condição de equilíbrio, pois favorece o aprimoramento das condições de recepções de informações sensoriais, em especial ativando os músculos antigravitacionais para reestruturação da postura e manutenção do equilíbrio, com a cinesioterapia, obtém-se a propriocepção e equilíbrio, fortalecimento muscular e treino de marcha do idoso.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1874
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Edmara Mayra Pereira de Sousa _Eliene Santos da Silva_parcial.pdf148.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.