Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1875
Title: Método Pilates na lombalgia crônica: uma série de casos.
Authors: Pacheco, Diana Ferreira (Orientador)
Lima, Fernando Vitor da Silva
Oliveira, Kevelly Fabiano Silva de
Keywords: Pilates
Dor lombar
Flexibilidade
Issue Date: 21-Jul-2022
Citation: LIMA, Fernando Vítor Da Silva; OLIVEIRA, Kevelly Fabiano Silva de. Método Pilates na lombalgia crônica: uma série de casos. Orientador: Diana Ferreira Pacheco. 2021. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Introdução: A dor lombar é agora a principal causa de incapacidade em todo o mundo. Para quase todas as pessoas com dor lombar, não é possível identificar uma causa nociceptiva específica. Apenas uma pequena proporção de pessoas tem uma causa patológica bem conhecida. As definições de dor lombar crônica incluem a duração da dor na região lombar posterior por mais de 12 semanas. O método Pilates vem sendo buscado para tratar esse tipo de caso. Objetivos: Avaliar os efeitos do método Pilates na dor e na flexibilidade de jovens com lombalgia crônica. Métodos: Trata-se de um estudo transversal e descritivo. Foram recrutados oito participantes, de ambos os gêneros, com idade entre 18 e 23 anos, com quadro de lombalgia há pelo menos 3 meses. Critérios de exclusão: pacientes que realizaram cirurgia prévia, tenham escoliose severa e obesidade. Foram realizadas 10 sessões de Pilates, 2 vezes na semana e comparados os dados de o antes e o após as sessões. Foram utilizados dois instrumentos de coleta: O Inventário Breve da dor para a avaliação da dor e o teste de sentar e alcançar para a avaliação da flexibilidade. Resultados: Os ganhos realizados pelo Teste de sentar e alcançar ao final foi observado um ganho total de 67% de amplitude ao fim do tratamento. O inventário breve de dor ao final da coleta de dados para averiguar o estado de dor e desconforto impostos pelas 10 sessões mostrados foram 62,5% de melhora e alívio das dores na lombar e da melhora da qualidade de vida. Conclusão: O método Pilates é eficaz na dor e na flexibilidade de jovens com lombalgia crônica.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1875
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernando Vitor da Silva Lima _Kevelly Fabiano Silva de Oliveira.pdf561.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.