Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/188
Title: Necrose asséptica da cabeça do fêmur em cães: revisão de literatura.
Authors: Oliveira, Flávia Aline Silveira Alvim Mendes de (Oliveira)
Araújo, Shenia Victoria Sousa
Keywords: Diagnóstico - necrose asséptica
radiografia - cães
fêmur - cães
Issue Date: 6-Sep-2019
Citation: ARAÚJO, Shenia Victoria Sousa. Necrose asséptica da cabeça do fêmur em cães: revisão de literatura. Orientador: Flávia Aline Silveira Alvim Mendes de Oliveira. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: A necrose asséptica de cabeça em fêmur é uma necrose não inflamatória da cabeça e colo do fêmur, acontece principalmente em cães de raça de pequeno porte, com idade entre 3 a 13 meses, de caráter uni ou bilateral. As causas desta afecção ainda não foram estabelecidas, mas se tem várias hipóteses para os fatores que predispõem a diminuição do fluxo sanguíneo na região da cabeça e colo femoral, dentre eles a interferência hormonal, fatores hereditários, conformação anatômica e pressão intracapsular. Os principais sinais clínicos são claudicação do membro afetado, dor na manipulação, limitação de amplitude dos movimentos, atrofia muscular e encurtamento do membro acometido. O diagnóstico se faz pelos sinais clínicos e confirmado pelo exame radiográfico, utilizando-se a incidência ventrodorsal, os sinais radiográficos na cabeça femoral só são evidentes após o início da reabsorção vascular do osso necrosado. São observadas áreas mais radiolucênte na cabeça fêmur, áreas irregulares de lise na cabeça do fêmur e alargamento da articulação coxofemoral. O tratamento pode ser conservativo ou cirúrgico. Este trabalho tem como objetivo realiza uma revisão de literária da necrose asséptica da cabeça do fêmur. Demostrando seus diferentes métodos de diagnóstico, e principalmente sobre as alterações vista na radiografia.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/188
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Shenia_Araujo_1220151842.pdf781.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.