Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1880
Title: Avaliação da qualidade de vida e dor dos universitários que estão em aulas on-line durante a pandemia.
Authors: Ribeiro, Thais Gontijo (Orientador)
Mesquita, Nathan Willyan Duarte de
Nascimento, Rafaela Sousa do
Keywords: Qualidade de vida
Universitários
Pandemia
Issue Date: 21-Jul-2022
Citation: MESQUITA, Nathan Willyan Duarte de; NASCIMENTO, Rafaela Sousa do. Avaliação da qualidade de vida e dor dos universitários que estão em aulas on-line durante a pandemia. Orientador: Thais Gontijo Ribeiro. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Introdução: Com a chegada da pandemia, foram traçadas intervenções não farmacológicas para reduzir a disseminação do vírus. Nesse contexto, os universitários tiveram mudanças bruscas na rotina com a paralisação das aulas presenciais. Objetivos: Avaliar a qualidade de vida e o quadro álgico de universitários que estavam tendo aulas on-line durante a pandemia. Métodos: Trata-se de um estudo transversal e descritivo de abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio dos questionários de caracterização da amostra, inventário breve da dor e o WHOQOL-bref, a fim de obter os dados sobre a qualidade de vida e o quadro álgico de universitários de uma universidade particular do Gama (Distrito Federal). Resultados: Um total de 100 universitários de variados cursos foram selecionados, tiveram média de idade de 22,6 ± 3,95 anos, sendo a maioria do sexo feminino (74%) e 45% do 8o semestre. Em relação ao quadro álgico 71% dos participantes relataram sentir mais dores durante a pandemia e 66% disseram que essas dores influenciaram a sua qualidade de vida. A região de dor mais referida foi a região escapular (44%), seguida da parte frontal da cabeça (43%). A média da pontuação dos domínios da qualidade foram: físico (62,24), psicológico (57,36), relações sociais (65,92) e meio ambiente (59,02). Conclusão: Os universitários apresentaram uma qualidade de vida reduzida durante a pandemia, associando a um quadro álgico importante.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1880
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nathan Willyan Duarte de Mesquita _Rafaela Sousa do Nascimento_.pdf697.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.