Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1886
Title: Gota e hiperuricemia: suas possíveis causas e tratamento.
Authors: Nascimento, Gyzelle Pereira Vilhena do (Orientador)
Braga, Adriano Ferreira
Keywords: Farmacoterapia
Gota
Hiperuricemia
Issue Date: 22-Jul-2022
Citation: BRAGA, Adriano Ferreira. Gota e hiperuricemia: suas possíveis causas e tratamento. Orientador: Gyzelle Pereira Vilhena do Nascimento. 2022. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Farmácia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: A hiperuricemia é o produto final do metabolismo das purinas e, é definida por um aumento na concentração sérica de ácido úrico em um nível igual ou superior a 6,8 mg/dL. Este aumento de ácido úrico pode levar o paciente a uma doença inflamatória chamada gota. O tratamento da gota pode envolver tanto medidas farmacológicas quanto não farmacológicas. Quanto às medidas farmacológicas os principais medicamentos são os uricosúricos, anti-inflamatórios e corticoides; medidas não farmacológicas são a dieta alimentar, atividade física e evitar bebidas alcoólicas. O objetivo do presente trabalho é abordar causas e tratamentos disponíveis para gota e hiperuricemia. Para tanto se fez uma revisão de literatura a partir de bases de dados como Scielo, PubMed, revistas acadêmicas, Google acadêmico e sites governamentais os períodos de 2006 a 2021. Verificou-se que os medicamentos disponíveis para tratamento da gota são eficazes e que medidas não farmacológicas se fazem importantes. Conclui-se que os artigos analisados não deixam claro qual medicamento é mais eficaz, isto é, deve ser verificado com as peculiaridades de cada paciente, promovendo dessa forma uma participação do profissional farmacêutico no cuidado do usuário de medicamento e na promoção da saúde.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Farmácia, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1886
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriano Ferreira Braga.pdf233.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.