Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/189
Title: Intoxicações por mamona (ricinus communis) em bovinos no município de Porteiras-CE.
Authors: Mustafa, Vanessa da Silva (Orientador)
Vidal, Thereza Caroline Furtado
Keywords: Bovinocultura
Planta tóxica
Ricinina - mamona
Timpanismo
Issue Date: 5-Sep-2019
Citation: VIDAL, Thereza Caroline Furtado. Intoxicações por mamona (ricinus communis) em bovinos no município de Porteiras-CE. Orientador: Vanessa da Silva Mustafa. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: No Brasil existem centenas de espécies de plantas tóxicas de importância para a pecuária. Em algumas regiões devido à falta de dados de mortalidade e morbidade, fica difícil estimar as perdas econômicas que elas causam para os produtores. Entre as principais plantas tóxicas para bovinos estão Palicourea marcgravii, Senecio spp., Ateleia glazioviana, Cestrum laevigatum, Brachiaria sp., Enterolobium, Mascaggnia rigidae e Ricinus communis. Foi realizado um levantamento das intoxicações por Ricinus communis, conhecida popularmente como mamona, através de um questionário no município de Porteiras região do Ceará, onde foram entrevistados produtores de 17 propriedades. De acordo com o questionário realizado 6 propriedades tinham a presença de mamona, dessas 6 propriedades, 4 apresentaram episódios de intoxicações em bovinos. Os sinais clínicos que os animais apresentaram foram timpanismo, associado com a ingestão das sementes, e sialorreia e apatia associados com a ingestão das folhas da planta. O tratamento realizado pelos produtores foi através da administração de antitóxico. Apesar dos índices baixos, a intoxicação por essa planta não deve ser negligenciada, pois é amplamente distribuída pelo Brasil, sendo importante o conhecimento sobre os sinais clínicos apresentados pelos animais intoxicados para facilitar o diagnóstico.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/189
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thereza_Vidal_0001222.pdf747.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.