Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1890
Title: Ventosaterapia no tratamento da dor crônica.
Authors: Nascimento, Gyzelle Pereira Vilhena do (Orientador)
Anjos, Jéssyca Mesquita dos
Keywords: Ventosa
Dor crônica
Medicina Tradicional
Issue Date: 22-Jul-2022
Citation: ANJOS, Jéssyca Mesquita dos. Ventosaterapia no tratamento da dor crônica. Orientador: Gyzelle Pereira Vilhena do Nascimento. 2022. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Farmácia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: A dor crônica interfere na qualidade de vida do ser humano e atinge milhares de pessoas. Para o seu tratamento existe uma variedade de opções sendo algumas delas, cirurgias, fisioterapias, farmacoterapias e intervenções com práticas integrativas como a ventosaterapia. A ventosaterapia tem sido uma opção para o tratamento das dores crônicas, pois pode proporcionar ao paciente alívio das dores e melhorar a qualidade de vida. Assim, o presente trabalho tem como objetivo descrever o uso da ventosaterapia como alternativa de tratamento complementar em casos de dores crônicas. Foi realizada uma revisão de literatura em bases de dados eletrônicos Scielo, PubMed e Google Acadêmico. Na pesquisa foram considerados artigos completos, em língua portuguesa, inglesa e espanhola, publicados entre 2010 e 2021, sem considerar o marco temporal de documentos com relevância para o tema. Os resultados apresentaram que a ventosaterapia pode trazer alívio das dores crônicas, contudo, deve ser considerado a realização de mais estudos relacionados ao tema para ter mais ciência quanto ao seu mecanismo de ação.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Farmácia, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1890
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jéssyca Mesquita dos Anjos.pdf264.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.