Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1896
Title: Cuidado farmacêutico no manejo clínico e tratamento da tuberculose pulmonar: revisão de literatura.
Authors: Silva, Juliana Bicalho Machado Assunção da (Orientador)
Marques, Manoel Ponte
Keywords: Tratamento
Tuberculose
Profissional farmacêutico
Issue Date: 22-Jul-2022
Citation: MARQUES, Manoel Ponte. Cuidado farmacêutico no manejo clínico e tratamento da tuberculose pulmonar: revisão de literatura. Orientador: Juliana Bicalho Machado assunção da silva. 2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Farmácia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: A tuberculose sendo causada pela Mycobacterium tuberculosis, é uma doença de facilmente transmitida e que possui diversos fatores que afetam negativamente o tratamento causando imensa preocupação a saúde pública. o paciente após diagnosticado sendo acompanhado pela equipe de saúde na qual o farmacêutico está inserido é necessário iniciar o tratamento para evitar a transmissão da doença, o presente trabalho buscou-se destacar a importância do farmacêutico e produzir um formulário de acompanhamento farmacoterapêutico para os pacientes da unidade básica de saúde. Realizou-se uma pesquisa da bibliográfica da literatura disponível, manual de recomendações para o controle e tratamento da tuberculose no Brasil edição 2019, guia rápido para profissionais da saúde edição 2021, guia de atuação do farmacêutico no cuidado da pessoa com tuberculose edição 2018 e dados disponíveis na plataforma do Micromedex. Sabendo que o paciente necessita de um acompanhamento devendo ser orientado de forma clara e objetiva sobre a doença e o tratamento durante a fase intensiva e fase de manutenção que ocasionam várias reações adversas, divididas em reações adversas menores em que o farmacêutico pode auxiliar e prescrever os medicamentos é reações adversas maiores podendo auxiliar diretamente o prescritor na próxima escolha de medicamento substituto, analisando os sintomas apresentados pelo paciente. O presente trabalho teve como objetivo foi elaborar uma ferramenta para auxiliar a equipes de saúde e o paciente no controle de doses, estágio de tratamento e melhorando a adesão da terapia para cura do paciente.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Farmácia, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1896
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Manoel Ponte Marques.pdf234.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.