Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1898
Title: Alterações laboratoriais provocadas por anti-hipertensivos.
Authors: Longatti, Simone Cruz (Orientador)
Nascimento, Marcos Silva do
Keywords: Anti-hipertensivo
Alterações
Exames latoratoriais
Issue Date: 25-Jul-2022
Citation: NASCIMENTO, Marcos Silva do. Alterações laboratoriais provocadas por anti-hipertensivos. Orientador: Simone Cruz Longatti. 2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Farmácia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: A farmacoterapia para a hipertensão é utilizada em larga escala para o tratamento de pacientes acometidos por essa patologia crônica. Os medicamentos são usados de forma contínua, fazendo- se necessário, assim, rastrear situações de risco, a exemplo da realização de exames laboratoriais, em que possíveis alterações medicamentosas no organismo podem interferir no resultado das análises clínicas alterando o diagnóstico. Alguns fármacos podem levar a resultados falso negativos ou falso positivos; ter acesso a essa informação é muito importante para a rotina do laboratório, bem como para a clínica médica e a assistência farmacêutica, pois pode gerar mudança no diagnóstico clínico laboratorial e interferir no monitoramento e na avaliação do prognóstico do paciente. Este estudo tem por objetivo geral a análise da base de dados da MICROMEDEX© à anti-hipertensivos e as alterações laboratoriais provocadas por esses medicamentos. Para realização desse trabalho foi realizado um estudo documental, por meio de estudos bibliográficos e documentos, com leituras e análises de produções especializadas na área, com base em livros, artigos científicos, revistas, periódicos e pesquisas eletrônicas nas bases de dados, SciELO, MICROMEDEX e Google Acadêmico em português e inglês. Pode-se concluir que um exame incorreto implica tratamento errôneo, o que pode ocasionar complicações futuras na saúde do paciente, salienta-se também que há uma necessidade de maiores pesquisas, principalmente a longo prazo, de como ocorrem essas alterações nos exames laboratoriais dos pacientes provocadas pelos medicamentos anti-hipertensivos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Farmácia, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1898
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcos Silva do Nascimento_parcial.pdf163.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.